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INEA nega autorização para obra do Porto de Maricá; projeto prevê R$ 1,5 bilhão em investimentos e 13 mil empregos

INEA nega autorização para obra do Porto de Maricá; projeto prevê R$ 1,5 bilhão em investimentos e 13 mil empregos O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) ...

INEA nega autorização para obra do Porto de Maricá; projeto prevê R$ 1,5 bilhão em investimentos e 13 mil empregos
INEA nega autorização para obra do Porto de Maricá; projeto prevê R$ 1,5 bilhão em investimentos e 13 mil empregos (Foto: Reprodução)

INEA nega autorização para obra do Porto de Maricá; projeto prevê R$ 1,5 bilhão em investimentos e 13 mil empregos O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) negou a licença de instalação do Porto de Maricá, também chamado de Terminal Portuário de Ponta Negra, projeto considerado estratégico por lideranças políticas e econômicas do estado. A decisão técnica, publicada nesta semana, impede o início das obras previstas para o segundo semestre. O empreendimento, que seria construído na praia de Jaconé, na Região Metropolitana do Rio, tem investimento estimado em R$ 1,5 bilhão, com recursos públicos e privados. A proposta prevê a geração de 13 mil empregos e a ocupação de mais de 5 milhões de metros quadrados para carga e descarga de óleo, gás e outras mercadorias, com interligação a ferrovias e rodovias. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça Área protegida e espécies ameaçadas Segundo o parecer técnico do INEA, a área do projeto abriga 25 espécies ameaçadas de extinção e outras 12 endêmicas, ou seja, que só ocorrem no estado do Rio. Um dos principais pontos de preocupação é a presença da floresta de Tabebuia cassinoides, conhecida como caixetal, situada em área de proteção permanente. De acordo com os técnicos, a destruição do ecossistema seria irreversível, já que não há possibilidade de transplantar a vegetação para outro local. O próprio INEA condicionava, desde 2022, a continuidade da obra à obtenção de autorização para supressão de vegetação e manejo de fauna — exigências que agora foram negadas. INEA nega autorização para obra do Porto de Maricá Reprodução TV Globo Proibições anteriores Não é a primeira vez que o projeto enfrenta resistência técnica. Em 2018, o INEA já havia considerado o empreendimento parcialmente inviável, apontando impactos sobre flora e fauna em um parecer de 109 páginas. Na época, foram impostas condições como novos estudos e a proibição de suprimir espécies ameaçadas. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério Público Federal também se manifestaram contra o projeto. Em uma ação conjunta protocolada em 2019, os promotores pediram a nulidade da licença ambiental. "O Ministério Público do Rio de Janeiro ingressou em conjunto com o Ministério Público Federal com uma ação em 2019 requerendo a nulidade da licença pra implementação do Terminal Portuário Ponta Negra. Alegando uma série de vícios, omissões, inconsistências verificadas no âmbito do licenciamento ambiental desse projeto”, afirmou a promotora Gisela Pequeno, do GAEMA/MPRJ. "São diversos aspectos que não foram corretamente avaliados e dimensionados nesse licenciamento", completou. INEA nega autorização para obra do Porto de Maricá Reprodução TV Globo A Justiça ainda não decidiu sobre os recursos, mas acolheu o pedido do MP para proteger as formações rochosas incomuns mencionadas por Charles Darwin em sua passagem pelo Brasil. "Essas formações rochosas têm um valor histórico, científico e cultural, porque elas foram mencionadas por Darwin em seus estudos e suas visitas ao Brasil e à região", disse Gisela Pequeno. O deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc (PSB) também se posicionou sobre o parecer do INEA. "É uma área muito sensível. Nós temos espécies ameaçadas de extinção, espécies endêmicas, unidades de conservação. A gente tá falando da biodiversidade marinha. Esses problemas não foram equacionados. Portanto, eu acho que o parecer do INEA tem base técnica e base em cima da defesa da biodiversidade. Portanto, ele deve ser acatado", disse Minc. O deputado também demonstrou sua preocupação com a possibilidade de um acordo político capaz de avançar com o projeto, sem respeitar os impactos ambientais que podem ser causados. "Eu só espero que não haja uma pressão política para atropelar o parecer de especialistas de várias áreas. Seria muito grave e sujeito inclusive a ações no Ministério Público estadual e federal contra quem atropelasse as decisões técnicas por interesses políticos", completou o parlamentar. O que diz a empresa Em nota, a empresa DTA Engenharia informou que tomou ciência da decisão do INEA referente ao pedido de licença ambiental para o empreendimento em Maricá. "A empresa reitera que o projeto possui plena viabilidade ambiental, conforme reconhecido anteriormente com a emissão da Licença Prévia. A DTA irá contestar a decisão para a reconsideração pelo INEA", dizia a nota da empresa. INEA nega autorização para obra do Porto de Maricá Reprodução TV Globo

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